segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

6 meses? 6 meses!



É... 6 meses se passaram!


Todo mês eu quero escrever logo que ela completa, mas sempre acabo deixando passar uma ou até duas semanas. Não sei se todos os meses foram pela mesma razão, mas pelo menos nesse eu acho que identifiquei porque demoro tanto pra sentar e escrever: Eu não quero que ela cresça! 

6 meses é um período de crise pro bebê. É quando ele percebe que não está em simbiose com a mãe. Tem medo, ansiedade, angústia de separação. Acorda de noite chorando (hurrando, no caso da minha sapinha) e chora pra ficar no colo da mamãe (os outros não servem). Mas aqui em casa, a crise maior é minha mesmo. Sinto saudades dela com ela no meu colo! E não, não é saudades de quando ela era pequena, é da versão presente dela mesmo, dessa que dorme no meu ombro enquanto escrevo. Às vezes choro copiosamente com medo de enfrentar situações absurdamente irreais, tipo ficar presa numa ilha de Lost. Eu juro que isso aconteceu hoje, enquanto pensava na viagem que está por vir. E isso tudo pois acho que junto com o aprendizado dela de que não estamos em simbiose, veio o meu. Não estamos mais unidas como quando ela estava na minha barriga e é isso! Deal with it!

Toda se sentando!!


Mas bom, o assunto aqui é outro, e nesse último mês foram muitas as conquistas e os avanços. Ela já rola em todas as direções. Quer dizer, tem capacidade para e faz quando quer, mas definitivamente não vai fazer carreira no rolamento. Até porque deitada não é a posição favorita dela. Ficar deitada de barriga pra cima é pra bebês pequenos e ela já é grande. Gosta de ficar sentada ou de barriga pra baixo, quando não está muito cansada. Faz muito esforço pra conseguir ir a lugares. Apoia a cabeça e empurra com os pés/pernas. Assim se arrasta até o final da cama (dai a gente vira ela). Não tenho coragem de deixar no chão/tapete, acho que vai machucar a cabecinha dela. Além disso quando sentada se coloca em posição de engatinhar e faz movimentos de impulso (pra frente e pra trás) com o corpo, mas não consegue se mover ainda. Quando sentada, eu coloco a almofada de amamentação (que é maleável) em volta dela pra ficarmos as duas mais livres, pois não tem perigo dela cair. Ela já consegue se virar e passar de sentada a ajoelhada e apoiada na almofada. Nessa posição ela se mexe bastante e busca objetos um pouco mais longe. Ela se esforça, bate os pézinhos e quando eu vejo está do outro lado da almofada.

Ela tem também uma nova apreciação pelas mãos e pés. Já vi passando 20 minutos com a mão pra cima, girando leeeentamente e observando cada detalhezinho. O pé nunca foi na boca, mas é alvo fácil quando ela está sentada e mais ainda quando está deitada de barriga pra cima. Por causa disso as trocas de fralda ficaram mais desafiadoras. Com as pernas pra cima é difícil colocar certinho e com as pernas pra baixo ela empurra o corpo pra trás. Aliás, essa é outra forma que ela tem de chegar aonde quer. No sofá, quando vou fazer sua massagem, se papai está sentado ela vai empurrando até chegar no encosto, ai continua empurrando pra conseguir se virar (sofá em L) e volta a empurrar até chegar no papai. E eu vou acompanhando com a massagem, trago de volta... mas tem dias que ela é mais rápida que eu e ai fica quase impossível.




A fala também continua a se desenvoler. Daaadaa daaadaaa... São a nova mania. Às vezes sai um taataaata também. Daqui a pouco sai o pa, ai o papai vai ficar doido! Ele vive falando paaapaaa pra ela imitar. Ela tenta, mas ainda não saiu. O interessante é que os eeehhh e guigui ela já não faz mais. Outro dia tentei pra ver se ela imitava, mas não houve interesse.

E assim ela continua, crescendo, crescendo, crescendo...


Comentários
2 Comentários

2 comentários: