Aqui em casa
a gente se inspirou da pedagogia montessori pra montar o quarto da sapinha.
Qual a diferença com o quarto tradicional? Aqui o quarto é montado (realmente)
para a criança/bebê. Ou seja, o bebê/criança consegue pegar o que quer, pois
tudo fica a mão. A decoração é feita para ele, na altura dele e não lá no alto,
pra gente ver e por ai vai... Vou tentar explicar um pouquinho mais nesse post
(e em outros posts, a parte I você pode ler aqui - sobre o espaço de dormir) e
contar como a gente fez pra transformar um quarto pequeno (e diferente) em algo
próximo do que a pedagogia montessoriana prega.
O quarto
montessori é dividido em alguns espaços-chave. Como eu disse ali em cima, o primeiro
post foi sobre o espaço de dormir. Nesse segundo post, vou falar um pouco sobre
o espaço lúdico, das brincadeiras.
O espaço de brincar
O objetivo
de um quarto montessori é que o bebê possa ter autonomia dentro do seu espaço.
É necessário que seus brinquedos estejam a mão, para que ele possa, sozinho,
escolher com o que brincar e alcançar o objeto de escolha. Ao mesmo tempo, o
quarto é também um espaço de calma e descanso para o bebê, então é importante
que os brinquedos não fiquem espalhados no chão.
Para que
isso seja possível, vamos combinar que a organização do quarto não pode ser a
mesma para um bebê de 2 meses e um de 2 anos. Vou abordar mais a organização do
quarto com foco no bem pequeninho. O que é importante?
Espelho horizontal - quarto montessori |
Primeiramente,
um espelho, colocado na horizontal do lado da cama do bebê. Desde sempre, o
bebê pode se olhar e interagir consigo mesmo. Geralmente, um bebê começa a se
reconhecer no espelho a partir dos 10 meses. Posso dizer com absoluta certeza
que no quarto montessori isso acontece bem antes. O motivo é óbvio, com o
espelho ali do lado dele durante grande parte do dia, nada mais natural que
esse processo se acelere. No caso da sapinha, com 6, 7 meses eu tive certeza
absoluta de que ela se reconhecia. Ficava sentada de frente, se observando,
colocava a mão na cabeça e acompanhava a imagem fazer o mesmo. Depois, colocava
um chapéu e se observava atentivamente fazendo o mesmo. Fazia também
brincadeiras do mesmo tipo com a gente e seus brinquedos, sempre de olho na
“reação” do espelho. É possível até que ela tenha se descoberto antes, mas foi
com essa idade que eu tive certeza de ela se reconhecia. Esse espelho pode
depois ser colocado na vertical, quando a criança começar a se trocar sozinha.
O segundo
canto de brincadeiras dela era um tapete de atividades. Existem diversos
modelos pra comprar e o nosso foi particularmente uma boa escolha. Isso porque
ele levanta dos lados, como uma cabaninha. Então além do móbile que fica em
cima, ela também tinha alguns pontos de interesse dos lados. Quando começou a
rolar e se arrastar, também tinha algumas coisinhas pra descobrir no chão.
Confesso que quando comprei, foi pensando na utilização futura de cabaninha e
foi vendo ela interessada nas “paredes” que entendi o quão acertada foi essa
minha compra.
Tapete de atividades - quarto montessori |
Como ela era
ainda muito pequena, éramos nós que escolhiamos e pendurávamos os diferentes
briquedos. Já nessa época a gente tentava dar um número limitado de brinquedos,
sempre guardando depois, cada um em seu devido lugar.
Mas além do
tapete, ela também tinha outros lugares pra brincar no quarto (ou na sala). A
organização: “brincou, guardou” era a mesma. Chocalhos, mordedores, pelúcias...
A pedagogia montessori sugere que os brinquedos fiquem em uma estante baixa,
cada um numa caixa própria e em número limitado. Na teoria é muito legal, mas
na prática... Não sei como é ai, mas com o tempo, ela foi ganhando tantos e
tantos brinquedos que se eu fosse fazer dessa forma precisaria de estantes
baixas na casa inteira!
Nesse caso,
a sugestão é ter a estante baixa com alguns poucos brinquedos, organizados em
suas caixinhas, para que o bebê possa escolher. Brinquedos que podem ser
trocados diaria ou semanalmente.
![]() |
brinquedos - quarto montessori |
Maaasss...
confesso que aqui em casa não é assim! Simplesmente, não tem como! Não tem
espaço! E não tem quem faça/queira fazer (no caso, seria eu ou meu marido, pois
somos só nós mesmo). O que fizemos, então? O móvel baixo de brinquedos está lá.
Na caixa da esquerda, suas pelúcias. Na caixa da direita, os brinquedos
“duros”. Com o tempo, a parte de baixo do armário, que ela consegue abrir desde
muito tempo, virou o espaço dos brinquedos musicais. E uma caixa do lado de
cima da estante começou a guardar o resto das pelúcias. Essa ela não alcança,
então de vez em quando troco as pelúcias de lugar.
O esquema
brincou guardou continua, mas não é também como “deveria”. Ela não pega um,
brinca, guarda e pega outro. Muitas vezes quer brincar com mais de um ao mesmo
tempo ou tira tudo. Eu não vejo problema, mas toda noite colocamos tudo de
volta nas caixas. Durante muito tempo fazia parte do ritual de dormir dela.
Depois do jantar, guardava todos os brinquedos com papai e depois ia pro banho,
mamar e dormir. Claro, que ela não guardava realmente tudo sozinha, quem fazia
a maior parte era a gente mesmo, mas ela participava com o que conseguia e
ajudava. O importante é criar a rotina do guardar, pra que no futuro isso seja
normal pra ela.
O último
ponto importante são os livros. No começo ficavam junto com os brinquedos, na
caixa da esquerda, quando eram só dois. Com o tempo foram transferidos para a
parte de baixo do armário. Hoje, ficam na sala, em uma estante baixa, perto dos
nossos. É que são bem uns 40 livros que ela tem e não cabem mais no quarto
dela. Além disso, ela vivia pegando os nossos (que também ficam acessíveis na sala),
agora ta sempre escolhendo entre os próprios livros.
Sobre o
espaço de atividades, é isso! Mas os posts sobre o quarto montessori ainda não
acabaram!
Se não leu a parte 1, aqui vai: O espaço de dormir
E a parte 3, que vem a seguir: O espaço de amamentação, troca de fralda, o armário e a decoração
Se não leu a parte 1, aqui vai: O espaço de dormir
E a parte 3, que vem a seguir: O espaço de amamentação, troca de fralda, o armário e a decoração
Eu adoro essa ideia do quarto dela na medida certa para ela! Funciona para todos, e realmente parece muito agradável e divertido para o bebê!
ResponderExcluiré um espaço bem legal para ela se desenvolver...
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