quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Urgências Obstétricas




Aula de preparação ao nascimento 2


Quando correr para o hospital?
O que é normal e o que é urgência?
Quando o bebê corre perigo?



O tema da aula 2 de preparação ao nascimento (Clique para ler sobre a Aula de preparação ao nascimento 1 - primeiro contato, primeiras dúvidas) busca responder essas perguntas. Mas na verdade o que as enfermeiras querem mesmo é desdramatizar a gravidez e diminuir o número de gestantes que tocam na porta das urgências.

A cultura de gravidez aqui (e no Brasil também) é: "na duvida, corre para a urgência!" "Melhor prevenir que remediar" "Assim você fica segura"... Mas isso acaba sobrecarregando a urgência com mulheres que quebraram a unha ou sentiram o bebê mexendo. Ok, estou exagerando, mas a equipe que atende as urgências (reais ou imaginárias) e as mulheres em trabalho de parto é a mesma. Então quando alguém se mobiliza por uma não urgência, é possível que uma futura mamãe em pré-trabalho de parto fique sem assistência durante um tempo. Lembrando que são duas ou três equipes (composta de enfermeira e auxiliar, a princípio sem médico) para os até 7 partos. Se 7 bebês resolverem nascer ao mesmo tempo, são as duas ou três equipes que vão de quarto em quarto acompanhar e auxiliar o nascimento. Então, se além disso ainda tem grávida tocando por "besteira", fica impossível.

Mas mãe de primeira viagem, como não baixar lá com muita dor na barriga (que foi o que aconteceu dias antes com uma colega da aula)? Na preparação ao nascimento aprendemos que é normal o útero se contrair nessa fase, que pode doer (ele fica todo duro), mas que passa. A pobre gestante angustiada aprendeu isso da pior forma, pois diz ela que a enfermeira foi super grosseira... Mas quando, então, eu NAO devo ficar em casa?
(a lista a seguir tem as informações que eu absorvi, dadas pela enfermeira responsável pela aula aqui, no processo de comunicação pode ter se perdido alguma coisa. Se encontrar algum erro ou informação faltando, por favor avise!)

Sangramento
Não é qualquer sanguinho! As vezes acontece de um vasinho ou outro estourar e sangrar, mas nada preocupante. A quantidade de sangramento para ir as urgências deve ser igual ou maior que o da menstruação.

Perda de líquidos
Sabe aquilo que a gente vê em filme: "A bolsa estourou, vai  nascer!!!!!!" Então, a realidade é outra... A bolsa não estoura assim tão fácil, nem rapidamente. Geralmente isso só acontece depois de horas de contração, pouco antes do bebê nascer e muitas vezes é feita pela equipe médica. Mas se acontecer, a perda de líquidos pode significar que a bolsa estourou (perda abundante) ou se fissurou (vai perdendo aos poucos, gota a gota).
No último trimestre de gravidez outras perdas de líquido podem acontecer, como xixi, corrimento... mas o líquido amniótico parece água mesmo, inodoro e incolor. Não dá pra confundir. Em caso de rompimento da bolsa é tranquilo de identificar, se muita água sair de você, a bolsa estourou. Já no caso da fissura, é importante notar se a perda é frequente, contínua. Em caso de dúvida, é só ir ao banheiro, fazer xixi e trocar a calcinha. Se continuar vazando, é porque a bolsa está fissurada.
Esses casos são urgentes? Sim, pois existe risco de infecção. Mas dá tempo de tomar um banhozinho e ir com calma para maternidade (aqui urgência obstétrica é direto na maternidade, não nas urgências normais. Alguém sabe se no Brasil também? Imagino que sim). Se realmente for a bolsa, é possível que a mulher fique hospitalizada até o nascimento do bebê, o que pode durar ainda algumas semanas (até atingir 35 semanas) ou algumas horas (caso a gravidez já esteja mais avançada.

Contração
Mas você não acabou de dizer que é normal? Sim, mas se elas forem frequentes, longas, dolorosas e, principalmente, vieram acompanhadas de sangue, é necessária uma visita ao hospital.

Falta de movimento fetal
Com o avançar da gravidez é normal que o bebê se mexa cada vez menos por falta de espaço. Porém, se ele parar completamente de se mexer, é bom visitar o UGO (urgência gineco-obstétrica, achei fofo o nome). Mas o que é parar de se mexer? As vezes ele fica sem se mexer durante um tempo... Devo ir ao hospital? Nada de pânico se o bebê não mexer por 10 minutos! rs Mas se ficar uma manhã ou inteira sem se mexer, UGO! Se estiver na dúvida, senta, relaxa e fique atenta ao bebê durante uma ou duas horas pra notar os movimentos (ele deve se mexer umas 5 vezes nesse período). Pode fazer isso logo depois de comer! Pelo menos a minha mexe muito durante a digestão, então se não mexer durante muito tempo depois do almoço, por exemplo, é porque tem algo errado.

Quedas e etc
Acho que todo mundo sabe, em caso de quedas, consultar pra ver se está tudo bem, mesmo que não batido a barriga! E não só quedas, qualquer choque mais violento, pode ser necessário ver se está tudo ok. Vale a consulta se o bebê mexer menos, se houverem contrações, sangramentos, perda de liquido... Mas cabe também a você avaliar se o que aconteceu foi suficientemente sério para ir ao hospital, mesmo que não tenha nenhum desses sinais descritos.
Lembrando que mulher no fim da gravidez tem tendência a cair mais, pois o centro de gravidade do corpo muda.

Aparição de edemas, coceira frequente, febre, dor para urinar
Se aparecerem edemas do nada (especialmente se houver ganho rápido de peso), ou se tiver muita coceira sem parar no corpo todo, ou se tiver febre, ou se sentir dor para fazer xixi, pode ir a urgência. As causas desses sintomas são diferentes, mas é necessário o exame para constatar se tudo está ok.

A regra de ouro é: escute seu corpo. Em caso de dúvidas, liga! Telefona no hospital ou no médico que te acompanha. A partir dos sintomas descritos eles vão saber avaliar se vale a pena uma consulta extra ou não.

Só pra lembrar, a aula de preparação ao nascimento se dá a partir do 5 ou 6 mês, então esses conselhos são válidos para o terceiro trimestre. Além disso, não sou médica, nem enfermeira! Só estou repassando algumas informações e espero ajudar futuras mamães a ficarem mais tranquilas e se sentirem mais preparadas, caso algo aconteça.

Se você notou algo errado ou faltando, deixa nos comentários, é importante! Se já se despencou pro hospital durante a gravidez, conta o porque e como foi! 



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário