domingo, 30 de agosto de 2015

De sentir o bebê mexendo



...Algo simplesmente normal? Ou necessariamente mágico? 


Sempre que a bebê mexe e eu mostro ou falo pra uma mãe, vem o comentário dizendo o quanto esse momento é maravilhoso, de como elas amavam, etc. “não é?”. Eu sempre sorria, nunca respondia, porque eu não achava nada de tão mágica e especial! Achava tão normal...

As pessoas se lembram e contam como foi a primeira vez que o bebê mexeu e eu só consigo pensar em como elas sabiam que era o bebê?? Pra mim demorou muito tempo pra eu conseguir diferenciar o que era bebê do que era digestão e como gases nunca me fizeram sorrir de emoção, eu sempre encarei com muita naturalidade os movimentos da barriga. Mesmo quando eu já sabia diferenciar e tinha certeza de que era a bebê, eu não sentia nada de especialmente mágico e maravilhoso naquele momento. Era legal, mas era só isso.

A bebê querendo aparecer

No começo da gravidez eu prometi a mim mesma me permitir sentir. Sentir o que quer que eu estivesse sentindo, sem cobranças, pois é esperado que o mundo da gravidez seja cor de rosa e na realidade é cheio de altos e baixos. Por isso me permitia não sentir nada de especial, não queria forçar ou mentir algo que não existia naturalmente.

Mas a partir do quinto mês, mais ou menos, isso foi mudando. Primeiro com a haptonomia, você mexer a barriga e sentir o bebê mexendo e respondendo é maravilhoso! Entre o quinto e sexto mês, eu sentia realmente essa alegria, essa coisa mágica, indescritível, cheia de purpurina nesses momentos de interação (e somente nesses momentos de interação). Talvez essa interação tenha feito com que qualquer outra mexida ficasse banal... Mas ali pelo sexto mês, com ela mexendo incrível e ativamente eu começo a me pegar sorrindo sozinha e a parar o que eu estou fazendo pra colocar a mão na barriga e sentir a dança dela... e mesmo que seja unidirecional, pois ela não esta respondendo a um estímulo meu, são momentos que me trazem sim a alegria relatada pela outras e cada vez mais! A ponto de eu ter certeza que um dia vou ser dessas que vai perguntar /afirmar pra outras grávidas o quão maravilhoso é quando o bebê mexe.

Enquanto escrevo esse relato, tento me lembrar da primeira vez que eu senti ela mexendo. De procurar na internet pra descobrir se era mesmo ela ou não. Lembro com detalhes dos fatos, de onde estava sentada, com o computador no meu colo, de ir deitar depois pois diziam que deitada a gente sente mais /melhor. A sensação descrita na internet e que eu identificava como minha era de bolhas sabão que não estouram passeando, encostando, mexendo dentro da barriga, algo leve, como um carinho... e lembro de me sentir feliz com esse momento. Ai eu me pergunto: se que era realmente a alegria daquele momento ou o fato de sentir felicidade com ela mexendo hoje me remete a todas as vezes em que ela mexeu com sentimento de alegria?

E será que daqui a alguns anos eu vou lembrar desse estranhamento que eu sentia em não poder responder com entusiasmo quando alguém perguntava o maravilhoso era quando ela mexia?

Opção com barriga ou sem barriga, dependendo de como ela mexe




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário