sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Escolhendo a almofada de amamentação



Como escolher?


Eu fiz um post sobre como escolher o carrinho (clique aqui se quiser ler). Essa pesquisa me ajudou muito a avaliar as minhas próprias necessidades e da bebê antes de comprar algo caro! Ela ainda não nasceu, então não posso afirmar que minha escolha foi a mais adaptada, mas acredito que com informação (sobre o que comprar) e conhecimento (de si próprio, seu cotidiano e necessidades) dá pra chegar perto do que seria a melhor compra de fato.

Toda mãe quer o melhor pro seu filho, por isso a gente acaba comprando mais do que deve, especialmente pro primeiro. Seja por falta de experiência, pelos muuuitos conselhos dos outros, porque nesse momento de compra a gente visualiza o bebê e vai criando vínculos, ou porque as lojas estão cheias de coisas pequeninas cuti-cuti, é normal pecar pra mais e comprar além do que precisamos. Ou pelo menos espero que seja normal! Pra mim, pelo menos, é difícil controlar e não comprar 37 bodies recém-nascido! rs

Pra mim, cada item tem sido muito bem pensado. Qual a real necessidade de 37 bodies e não de 35? Qual a vantagem do que custa 10€ quando comparado ao de 2€? Quando o item é caro, então, são dias atrás de informação pra saber o que eu preciso e o que eu quero. A almofada de amamentação é um desses itens que eu pensei muito antes de comprar. A princípio, na minha cabeça, era um desses itens de moda e eu realmente achava meio frescura. Ainda acho meio frescura, mas acredito que seja daquelas que você não se arrepende depois!

Vamos aos fatos:
Eu pretendo amamentar exclusivamente e em livre demanda até os 6 meses. Uma mamada pode durar uns 40 minutos. As posições do braço e do bebê é o que vão favorecer a pega correta e evitar as fissuras e rachaduras do mamilo. Se eu quero que esse momento seja de carinho e prazer para nós duas, é preciso estarmos ambas confortáveis. Talvez essa almofada valha a pena, então...

Nas aulas de preparação ao nascimento (posts sobre isso: aula de prepação ao nascimento 1: se conhecendo e aula de preparação ao nascimento 2: urgências obstétricas) tem a tal da almofada. Durante a aula a gente usa pra apoiar as costas, deitar confortavelmente enquanto respira... E é com ela que a gente aprende a amamentar (post sobre isso ainda virá), em que posição o bebê deve ficar, como é uma boa pega, etc, sempre apoiada na tal da almofada. Ou seja, aqui ela é vista como item essencial e na aula discutimos (ok, eu perguntei) qual comprar. Todas as outras mães já tinham comprado, então deram dicas ótimas!

Dei uma olhada rápida nas disponíveis pra comprar no Brasil e elas parecem beeem diferentes das daqui. Talvez porque minha olhada tenha sido rápida mesmo, mas o que eu vi foram almofadas pequenas, algumas tipo travesseiro, a maioria em forma de U e pouco maleáveis (pelo menos é o que parece). 

Almofada de amamentação em U


Aqui a gente encontra essas também, mas conversando com as outras mães e enfermeiras no hospital, não são as melhores. A almofada tem que ser grande o suficiente para com a cabeça no meio poder apoiar as mãos numa posição de relaxamento. Grande o suficiente pra caber mãe e bebê confortavelmente, mesmo durante a amamentação deitada. Além disso, a forma ideal é de uma banana, que não é nem tão curvo (como em U) nem tão reto. Uma das mães também comentou que ele não pode ser muito cheio, para transformar em U quando necessário (na poltrona de amamentação, por exemplo, ou pra deixar o bebê sentado depois) ou deixar mais reto (quando deitada, por exemplo, que ele encaixa nas pernas e debaixo da cabeça).

Almofada de amamentação, versão francesa (maior e mais maleável)
Almofada de amamentação (formato banana) - da pra ver o bebe?

Aqui na França eu encontrei alguns poucos sites e marcas que vendem a almofada nesse padrão. A que eu mais gostei é de uma mulher que, quando futura mamãe, não conseguia achar o que queria e resolveu fabricar ela mesma. Sou super a favor das pequenas empresas, por isso vou deixar o site, se alguém se interessar (les babilleuses). Foi desse site que eu tirei as fotos, aliás, pois é a almofada que pretendo ter. No Brasil, não vi nada parecido, mas também não me informei muito.

Nesse site tem um pessoal falando sobre o que acharam. O interessante é ver o uso que é feito dessas almofadas (que eles chamam de almofada de maternidade, pois não serve só para a amamentação). Como disseram na aula de preparação, dá pra usar durante a gravidez toda pra apoiar a barriga e dormir melhor (eu tenho usado dois travesseiros, mas está começando a ficar difícil de colocar em baixo da barriga num formato bom). As outras mães colocam uma ponta entre as pernas e a outra embaixo da cabeça, deixando o barrigão apoiado, o que parece maravilhoso. Mesmo depois do nascimento, parece que o povo gosta tanto que continua dormindo abraçado na almofada. E quando o bebê nasce, além da amamentação, da pra fazer uma espécie de ninho e deixar ele deitado ou sentado (aqui se usa bastante isso).

Dormindo com a almofada de amamentação (ou maternidade)

Almofada de amamentação (ninho do bebê)


Enfim, uma almofada desse tipo não é a mais baratenha de todas, mas também não é a mais cara. Pra quem quer amamentar, eu acho que vale o investimento! Mas só vou poder confirmar isso depois que a bebê nascer... Esse momento tem que ser de qualidade, por isso esse é um dos poucos itens que pretendo investir um pouco mais. Mas cada um sabe das suas necessidades e o que é bom pra mim não necessariamente é pra você. Por isso deixe sua opinião! Você tem (ou teve) uma almofada de amamentação? Como ela era? Valeu a pena?
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Eu não tive pq na época nem existia, mas me parece super útil! Certente hoje teria uma, e ainda escolheria desse site que vc recomendou ! Ótimo post para as futuras mamães !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse site é otimo!! Adoro pequenas empresas. Eles explicam porque é feito nesse formato e tamanho, quais os diferentes conteudos dentro, quais vantagens e desvantagens... Eu vi até ela recomendando outros sites com almofadas de qualidade semelhante!

      Excluir