segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Gatos, os grandes vilões da toxoplasmose?



Riscos de contaminação de toxoplasmose pelos gatos


Sushi e Yoda são nossos filhos felinos a 5 anos. Depois de poucos meses morando juntos, eu ia viajar para o Brasil e dei Yoda de presente pro marido, pra ele não ficar sozinho. Quando Yoda tinha uns 6 meses resolvemos adotar Sushi, por recomendação da veterinária, pois ele era um menino muuuito medroso e dependente. Desde então, Yoda é o chamego do pai e Sushi minha princesinha. Aqui em casa eles podem tudo, as portas estão sempre encostadas pra eles poderem abrir e entrar, não tem cômodo proibido, incluindo nosso quarto, onde eles dormem, na nossa cama com a gente, toda noite. A gente sempre acreditou que se é pra ter bicho é pra que eles tenham uma vida boa, sejam bem tratados e vivam uma vida cheia de amor. 


 
Yoda (o tigrado) e Sushi (a branquinha)

Cama compartilhada


Anos antes de ficar grávida, estava no telefone com o Brasil, enquanto limpava a caixa de areia deles e pela primeira vez escutei falar de toxoplasmose. Me disseram que gato transmite doenças graves a mulheres grávidas. E ri! Primeiro porque não estava grávida, então isso estava longe das minhas preocupações. Segundo porque meus gatos são super bem cuidados, vacinados, vão ao veterinário com frequência, impossível eles estarem doentes.

Quando confirmei a gravidez, passei a tarde procurando sobre isso. Já tinha escutado historias de pessoas que abandonaram os bichanos por causa disso, queria saber o que era a tal da toxoplasmose, quais as chances reais de pegar isso e como prevenir. Colocar os gatos pra fora estava fora de cogitação! Eu sempre digo, os gatos chegaram bem antes da bebê e não tem culpa da vinda dela, portanto não serão NUNCA penalizados por isso. Por isso, lá fui eu me informar.

O que é a toxoplasmose?

É uma doença causada por um protozoário. Ela não é grave em pessoas adultas, mas pode causar aborto espontâneo, hidrocefalia (excesso de líquido no cérebro), problemas de visão ou em outros órgãos do bebê. Por isso logo no começo da gravidez a médica passou exame de sangue, que deu negativo. Se o exame der positivo, significa que a pessoa já teve a doença e tem os anticorpos, por isso não corre risco de pegar durante a gravidez. Como não era meu caso, todo mês tive que ir no laboratório pra ver se não peguei.

Como os gatos podem transmitir?

Primeiro, o gato entra em contado com o parasita pela boca (comendo carne ou legumes crus contaminados). Ele se reproduz no sistema digestivo do gato e é eliminado com as fezes. Esse ciclo dura uns 15 dias e a partir de então o gato vai ter os anticorpos pra lutar contra o parasita no seu sistema e nunca mais vai eliminar o parasita nas fezes, mesmo que o coma de novo. Ou seja, o gato só vai ter fezes contaminantes uma única vez na vida, durante esse curto período.

Se o gato só come ração e não sai pra caçar, não tem como se contaminar. Mas digamos que o gato sai e durante a vida dele inteira se contaminou pela primeira vez logo quando a humana da casa estava grávida, e ai? 

As fezes, se contaminadas, precisam ficar uns três dias ali paradinha pra que o parasita se desenvolva e seja perigoso para a mulher. Então, digamos que o gato se contaminou pela primeira vez logo durante a gravidez e por falta de informação (ou preguiça, hábito ou sei lá) ninguém limpou a caixa de areia dele durante 3 dias. E ai, como acontece a contaminação?

Então, para o ser humano se contaminar, o parasita (das fezes do gato) precisa entrar em contato com a boca da pessoa. Se é a grávida que limpa a caixa de areia, recomendo fazer isso com frequência, a cada dois dias, usar uma pá e lavar as mãos logo depois, especialmente se for cozinhar (alias, recomendo fazer isso mesmo que não esteja grávida! Higiene básica, né?). Tomando esses cuidados o risco é zero!

Pra resumir, de forma grosseira, pra pegar toxoplasmose do seu gato, é preciso "comer" o cocô, que ficou na caixa de areia por mais de três dias, durante o período de 15 dias do primeiro ciclo (e único) de contaminação da vida do gato. Ta fácil?? Por isso, eu continuaria a amar o bichano e me preocuparia em não comer carnes e legumes crus (mal lavados), esses sim os grandes vilões da toxoplasmose...

Eu sei que falando assim o risco parece mínimo, mas ele é mesmo! Parece então absurdo o alarde das pessoas com os gatos, e é! Mas absurdo mesmo, pra mim é ouvir histórias de gente que abandonou o animal quando ficou grávida. É muita falta de informação!!

Aqui em casa, Sushi (que esta aconchegada no meu colo enquanto escrevo) e Yoda (aconchegado no braço do papai) continuarão vivendo conosco e muito bem, orbigada. Nada muda, é o mesmo carinho de antes, a mesma liberdade, com portas abertas e livre acesso a todos os quartos, dormindo com a gente e sendo muito amados!!



Você também tem gato (ou outro bicho) em casa?? O que acha de tudo isso?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário