segunda-feira, 31 de julho de 2017

Quarto Montessori - parte 2




Aqui em casa a gente se inspirou da pedagogia montessori pra montar o quarto da sapinha. Qual a diferença com o quarto tradicional? Aqui o quarto é montado (realmente) para a criança/bebê. Ou seja, o bebê/criança consegue pegar o que quer, pois tudo fica a mão. A decoração é feita para ele, na altura dele e não lá no alto, pra gente ver e por ai vai... Vou tentar explicar um pouquinho mais nesse post (e em outros posts, a parte I você pode ler aqui - sobre o espaço de dormir) e contar como a gente fez pra transformar um quarto pequeno (e diferente) em algo próximo do que a pedagogia montessoriana prega.

O quarto montessori é dividido em alguns espaços-chave. Como eu disse ali em cima, o primeiro post foi sobre o espaço de dormir. Nesse segundo post, vou falar um pouco sobre o espaço lúdico, das brincadeiras. 

O espaço de brincar


O objetivo de um quarto montessori é que o bebê possa ter autonomia dentro do seu espaço. É necessário que seus brinquedos estejam a mão, para que ele possa, sozinho, escolher com o que brincar e alcançar o objeto de escolha. Ao mesmo tempo, o quarto é também um espaço de calma e descanso para o bebê, então é importante que os brinquedos não fiquem espalhados no chão.

Para que isso seja possível, vamos combinar que a organização do quarto não pode ser a mesma para um bebê de 2 meses e um de 2 anos. Vou abordar mais a organização do quarto com foco no bem pequeninho. O que é importante?

Espelho horizontal - quarto montessori
Primeiramente, um espelho, colocado na horizontal do lado da cama do bebê. Desde sempre, o bebê pode se olhar e interagir consigo mesmo. Geralmente, um bebê começa a se reconhecer no espelho a partir dos 10 meses. Posso dizer com absoluta certeza que no quarto montessori isso acontece bem antes. O motivo é óbvio, com o espelho ali do lado dele durante grande parte do dia, nada mais natural que esse processo se acelere. No caso da sapinha, com 6, 7 meses eu tive certeza absoluta de que ela se reconhecia. Ficava sentada de frente, se observando, colocava a mão na cabeça e acompanhava a imagem fazer o mesmo. Depois, colocava um chapéu e se observava atentivamente fazendo o mesmo. Fazia também brincadeiras do mesmo tipo com a gente e seus brinquedos, sempre de olho na “reação” do espelho. É possível até que ela tenha se descoberto antes, mas foi com essa idade que eu tive certeza de ela se reconhecia. Esse espelho pode depois ser colocado na vertical, quando a criança começar a se trocar sozinha.

O segundo canto de brincadeiras dela era um tapete de atividades. Existem diversos modelos pra comprar e o nosso foi particularmente uma boa escolha. Isso porque ele levanta dos lados, como uma cabaninha. Então além do móbile que fica em cima, ela também tinha alguns pontos de interesse dos lados. Quando começou a rolar e se arrastar, também tinha algumas coisinhas pra descobrir no chão. Confesso que quando comprei, foi pensando na utilização futura de cabaninha e foi vendo ela interessada nas “paredes” que entendi o quão acertada foi essa minha compra.

Tapete de atividades - quarto montessori

Como ela era ainda muito pequena, éramos nós que escolhiamos e pendurávamos os diferentes briquedos. Já nessa época a gente tentava dar um número limitado de brinquedos, sempre guardando depois, cada um em seu devido lugar.

Mas além do tapete, ela também tinha outros lugares pra brincar no quarto (ou na sala). A organização: “brincou, guardou” era a mesma. Chocalhos, mordedores, pelúcias... A pedagogia montessori sugere que os brinquedos fiquem em uma estante baixa, cada um numa caixa própria e em número limitado. Na teoria é muito legal, mas na prática... Não sei como é ai, mas com o tempo, ela foi ganhando tantos e tantos brinquedos que se eu fosse fazer dessa forma precisaria de estantes baixas na casa inteira!

Nesse caso, a sugestão é ter a estante baixa com alguns poucos brinquedos, organizados em suas caixinhas, para que o bebê possa escolher. Brinquedos que podem ser trocados diaria ou semanalmente.

brinquedos - quarto montessori
Maaasss... confesso que aqui em casa não é assim! Simplesmente, não tem como! Não tem espaço! E não tem quem faça/queira fazer (no caso, seria eu ou meu marido, pois somos só nós mesmo). O que fizemos, então? O móvel baixo de brinquedos está lá. Na caixa da esquerda, suas pelúcias. Na caixa da direita, os brinquedos “duros”. Com o tempo, a parte de baixo do armário, que ela consegue abrir desde muito tempo, virou o espaço dos brinquedos musicais. E uma caixa do lado de cima da estante começou a guardar o resto das pelúcias. Essa ela não alcança, então de vez em quando troco as pelúcias de lugar.
  
O esquema brincou guardou continua, mas não é também como “deveria”. Ela não pega um, brinca, guarda e pega outro. Muitas vezes quer brincar com mais de um ao mesmo tempo ou tira tudo. Eu não vejo problema, mas toda noite colocamos tudo de volta nas caixas. Durante muito tempo fazia parte do ritual de dormir dela. Depois do jantar, guardava todos os brinquedos com papai e depois ia pro banho, mamar e dormir. Claro, que ela não guardava realmente tudo sozinha, quem fazia a maior parte era a gente mesmo, mas ela participava com o que conseguia e ajudava. O importante é criar a rotina do guardar, pra que no futuro isso seja normal pra ela.

O último ponto importante são os livros. No começo ficavam junto com os brinquedos, na caixa da esquerda, quando eram só dois. Com o tempo foram transferidos para a parte de baixo do armário. Hoje, ficam na sala, em uma estante baixa, perto dos nossos. É que são bem uns 40 livros que ela tem e não cabem mais no quarto dela. Além disso, ela vivia pegando os nossos (que também ficam acessíveis na sala), agora ta sempre escolhendo entre os próprios livros.

Sobre o espaço de atividades, é isso! Mas os posts sobre o quarto montessori ainda não acabaram! 

Se não leu a parte 1, aqui vai: O espaço de dormir
E a parte 3, que vem a seguir: O espaço de amamentação, troca de fralda, o armário e a decoração


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Eu adoro essa ideia do quarto dela na medida certa para ela! Funciona para todos, e realmente parece muito agradável e divertido para o bebê!

    ResponderExcluir