terça-feira, 17 de novembro de 2015

8 meses de gravidez



Reta final


Esse é meu "barrigão" de 8 meses


8 meses… 8 meses…

Que doidera!! Mais um mês (ou menos) e você vai estar nos meus braços, minha menina, minha querida, minha amada, minha filha.

Minha filha. Ainda não acostumei em ter uma filha. Em ser mãe, talvez, mas não em ter essa filha. É que eu penso muito no tipo de mãe que quero ser, o que quero ensinar, quais valores quero passar... e em como ela vai ser, na nossa relação... mas esqueço que do outro lado estará um serzinho por inteiro, com suas vontades e desejos que vão muito além dos meus. Sou mãe de uma menina imaginária, que habita meus pensamentos desde que eu era menina. Sou mãe sim, mas não da Chloé, e sim de uma pessoinha X que será muito diferente ou muito igual a ela. Esse último mês é o momento de me preparar para conhecer essa bebê nova, minha filha, que está por vir.

Por enquanto, o que posso dizer é que ela é forte! Dá uns chutões impressionantes! E ainda tem se mexido bastante! Dizem que pro final o bebê mexe menos, e talvez ela mexa menos mesmo, mas não sei dizer. Pra mim ela continua mexendo muito. Só que agora ela tem menos espaço e as mexidas começam a ficar doloridas. As vezes ela mexe e eu mexo ela, empurro o bumbum, que é o que tenho fácil acesso, pra ela mexer de novo e tirar a mão/pé/cabeça de onde está, por causa da dor.

Nesse momento ela está se mexendo bastante. Mas muito mesmo!! Mais que o normal... é que adora a comida do papai! Sempre que ele cozinha é essa festa! 



Ela também adora os gatos e quando eles vem deitar no meu colo (hoje Sushi ficou entre minha barriga e a almofada de amamentação e Yoda no meu pé/perna) ela se mexe num balé gostoso... 



Eu sei bem quando ela se mexe porque está curtindo ou porque está incomodando. Não tem como explicar, é uma sensação boa ou ruim atrelada ao movimento dela. Dessas sensações que vão além das palavras, que não dá pra descrever, é só um sentir, mas com absoluta certeza do que ela está me comunicando. Da mesma forma que ela adora o calor e o ronronron dos gatos, ela detesta o calor/barulho/ondas(?) do computador. E não, não sou eu que gosto/desgosto... Porque aqui estamos no outono e acho o calor do laptop super bem-vindo. Ele fica numa espécie de bandeja com pernas, por cima da barriga, mas sem apoiar, eu realmente gosto, mas ela não. Mexe de tal forma que não tem outro jeito a não ser tirar o computador do colo e ir sentar na mesa, com ele mais longe dela.

Se mexeu aqui de novo e apertou meus pulmões. Do nada aquela falta de ar! Passei meses e meses tranquila, mas agora ta difícil fazer algumas coisas. Respirar é uma delas. As vezes tenho que empurrar a barriga lá pra frente e curvar as costas pra dar um espaço pros pulmões. 

Outra coisa difícil de fazer é levar a boca pra perto do prato. Sabe quando você está comendo algo que pode cair do garfo e ao mesmo tempo que traz o garfo pra boca, leva a boca pra perto do garfo, pois se cair, cai no prato? Não posso mais! Pelo menos não sempre. As vezes ela se coloca numas posições que fica impossível dobrar o corpo mesmo que minimamente. 

O mesmo pra cortar unhas, amarrar os sapatos. Agora só se for de cócoras, com as pernas bem abertas. Encaixo a barriga entre as pernas pra abaixar, porque dobrar o corpo, esquece!

Também tenho sentido muita dor na virilha. Principalmente quando fico sentada muito tempo. Parece que a bebe está empurrando com a cabeça ali. Mas já li que é normal ter dores pélvicas. Descobri que minha dor ciática também é na verdade dor pélvica. Geralmente é mais um incômodo que uma dor realmente, mas teve um dia que estava insuportável! Tentei andar, tentei deitar, experimentei diversas posições. Ai fui tomar banho seguindo a dica da água quente na dor da contração e ajudou muuuito. É uma pena não ter banheira em casa, mas assim já vou treinando para o parto. Fico de cócoras, embaixo do chuveiro, meio inclinada, pra água ir caindo ali na lombar... muito bom e relaxante!

E mais recentemente tenho tido dor no osso púbico. É o corpo se preparando para o parto e alargando tudo por ali. É incomodo, chato, doloroso (às vezes bem doloroso), mas digo a mim mesma que pra eu ter o parto normal, sem anestesia, o corpo tem que trabalhar e é o que ele está fazendo. Então aguenta e se concentra em algo além da dor! Já vai treinando para as contrações.

Alias, tenho tido muitas contrações! Mas pra falar a verdade, só sei disso porque tive uma durante a ecografia. Não dói. Na maioria das vezes eu nem percebo, mas as vezes sinto falta de ar, ou sinto a barriga pesada, ou a bebe mexendo e quando vou pegar vejo que a barriga está toooda dura. E sei que é uma contração! É o corpo se preparando...

Pra compensar, eu pelo menos tenho dormido melhor. Estou com o sono bem leve, é verdade, e acordo sempre que o marido acorda. Mas tenho dormido mais rápido e acordado menos pra ir ao banheiro! Uma vez no máximo, as vezes nenhuma... E meu sistema digestivo também está em um ritmo diferente. Tenho ido mais ao banheiro. Pra mim, são mais dois sinais de que o parto se aproxima e meu corpo se prepara guardando energia e se esvaziando.

Nós também estamos nos preparando para recebê-la em casa. A mala da maternidade e suas 6 toalhas (!) está quase pronta. Falta só lavar, secar e colocar o saco de dormir e um casaquinho pra ela. Faltam também uns produtos de higiene pra mim e uns pra ela também.

O quarto está se transformando. Se ela resolver chegar hoje, já tem onde dormir, algumas roupinhas, banheira, fraldas... Mas ainda precisamos organizar tudo. O trocador ainda precisa ser construído (projeto do marido), o colchão desenrolado, os lençóis lavados, ... Ok, falta muito!! Mas nada que não possa ser feito em 3 dias, tempo da maternidade, se ela resolver aparecer loguinho.

Mas acho que não. Apesar dos sinais acho que essa menina vai nascer lá pela semana 42 mesmo. Nós temos um trato. Quero aproveitar umas semaninhas de gravidez sem stress, mas para isso preciso terminar meu trabalho.

E é isso. Estamos chegando ao final de uma gravidez muito prazerosa! Daqui a pouco o rostinho dela vai estar estampando o blog!!

Curta, comente, compartilhe... sempre bom ver as pessoas envolvidas com a publicação! :)
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. O barrigão que nem era tão barrigão assim, veio tão tarde e se foi tão rápido! A sapinha já é amada internacionalmente e tem uma tia de coração que tá louca para conhecê-la !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, meu Deus! E não é?? Agora você tem que vir conhece-la!!

      Excluir
  2. Momentos finais, de expectativa, ansiedade, curiosidade, e que já deixam saudades!.....

    ResponderExcluir