segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Quarto Montessori - parte 3



Aqui em casa a gente se inspirou da pedagogia montessori pra montar o quarto da sapinha. Qual a diferença com o quarto tradicional? Aqui o quarto é montado (realmente) para a criança/bebê. Ou seja, o bebê/criança consegue pegar o que quer, pois tudo fica a mão. A decoração é feita para ele, na altura dele e não lá no alto, pra gente ver e por ai vai... Vou tentar explicar um pouquinho mais nesse post (e em outros posts, a parte I você pode ler aqui - sobre o espaço de dormir e a parte II aqui - sobre o espaço lúdico/de atividades) e contar como a gente fez pra transformar um quarto pequeno (e diferente) em algo próximo do que a pedagogia montessoriana prega.

O quarto montessori é dividido em alguns espaços-chave. Como eu disse ali em cima, o primeiro post foi sobre o espaço de dormir e no segundo post, um pouco sobre o espaço lúdico, das brincadeiras. Nesse terceiro (e último) post eu vou abordar algumas coisinhas que ficaram faltando, como o espaço de amamentação, o de trocar a fralda, o armário e a decoração.

O espaço de amamentação


Ou, uma poltrona confortável. Como em qualquer outro quarto, o montessori também tem um lugarzinho pra amamentar o bebê. Se der, é legal ter uma mesinha do lado, pra colocar um copo de água (amamentar da sede!) ou a mamadeira, se for o caso, um paninho de boca e aquelas coisinhas que a gente começa a achar essenciais ter por perto quando amamenta. No futuro, além de amamentar na poltrona, ela vai servir pra contar historinha ou observar a criança brincar. Pra quem gosta, sempre tem a opção de colocar uma cadeira de balanço, o movimento ajuda a embalar o bebê pra ele dormir.

O espaço pra troca da fralda


Trocando o bebê-gato
Aqui em casa, a gente da o banho e troca as meninas no banheiro. Colocamos a banheira no chão do box e sentamos do lado pro banho. O marido construiu um espaço pra gente poder trocar elas no banheiro também. É uma tabua de madeira, apoiada no canto da bancada da pia e com um pé no chão, do outro lado, presa na parede. Embaixo, fica guardada a banheira e uma lixeira pras fraldas.

Pessoalmente, eu prefiro deixar tudo no banheiro. Fralda de cocô fede! Especialmente quando a criança começa a comer sólidos. Por isso não quisemos deixar no quarto.

Deixando esse espaço no quarto mesmo, o ideal é que seja em cima de uma cômoda, pra ter tudo a mão. De preferência com gavetas que abram facilmente, pra no futuro a criança poder abrir e explorar também, afinal, é o quarto dela.

Uma dica sobre a troca de fraldas no estilo montessori, é deixar o bebê explorar quando ele mostrar interesse. Em algum momento da vida, ele vai começar a querer se mexer e pegar em tudo. Deixa! Se você tiver tempo, claro. Eu sei que nem sempre dá, às vezes a gente tem horário pra sair, mas se o compromisso for lavar as louças, por que não atrasar 5 minutinhos e deixar o bebê descobrir o cantinho dele? Seeeempre junto, pois tem o risco do bebê cair, se ficar sozinho.

O armário


O quarto montessori é pensado pro bebê/criança, por isso é importante que tudo esteja acessível a ela. Por isso teoricamente é melhor ter um armário pequeno, pra que o bebê possa abrir e também usar. Eu acho que cada um conhece melhor as possibilidades e funcionalidades de um armário na sua casa, aqui, nós colocamos um normal, de tamanho grande mesmo. A Chloé alcança suas roupas e por isso não é raro encontrar todas no chão! Mas pra gente, isso não é problema, assim como os brinquedos, coloco tudo de volta no fim do dia. E, pra dizer a verdade, como ela tem acesso as roupas, teve essa fase de tirar tudo, mas passou e ela nunca mais fez isso!

Ela sabe muito bem o que tem e não é raro dizer não pra uma roupa e buscar/pedir outra. Às vezes não tem como colocar o que ela quer (calça e casaco num calor absurdo, por exemplo), mas a gente tenta respeitar ao máximo as escolhas e autonomia dela. A verdadeira opção montessori seria dar duas ou três opções pra ela escolher. Quando a criança fica mais velha, que já se veste sozinha, é legal ter um pequeno cabideiro (ou aqueles cestos de legumes com 3 espaços) com as duas ou três opções já separadas e penduradas, pra criança escolher dali.

A decoração


A decoração do quarto montessori é, como todo o resto, na altura e acessível ao bebê. Nada de quadros altos, na altura dos nossos olhos. É importante que tudo esteja a mão do bebê. Podem ser adesivos, pinturas, pelúcias, quadros... Ai vale pensar se coisas que ele pode pegar/interagir ou não. Se não, é importante prender bem na parede pro bebê não conseguir tirar, nem se machucar.

Os quadros podem ter desenhos/pinturas de animais, por exemplo. Podem ter texturas, pro bebê poder colocar as mãozinhas e sentir. Podem ser fotos de familiares. Podem ser todas as opções acima e mais o que você achar legal. Se os quadros ficarem fixos na parede, é legal ter uns porta-retratos/quadros que fiquem na estante, para que o bebê possa alcançar e brincar. As fotos são super legais. O bebê começa a reconhecer a imagem dos pais, por exemplo, apontar e dizer: mamãe/papai. É um exercício bem legal!

Decoração - quarto montessori


E com esses último post, eu fecho a série do quarto montessori! Ou o quarto inspirado no montessori que fizemos aqui em casa.

Se não leu as primeiras partes:
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Eu sou super fã desse quarto! Realmente voltado para a criança e é muito fofo acompanhar seu desenvolvimento explorando todos os cantinhos.

    ResponderExcluir