segunda-feira, 17 de abril de 2017

7 meses



De uma mãe bobona e babona





E cada vez é assim, o mês passa, a Chlô cresce, e eu fico boba com o quanto ela está esperta!

Já são 7 meses e acho que esse último mês entra no meu top top de melhores meses. Talvez o melhor! Disputando com o aniversário de 4 meses. É que em ambos rolou um salto de desenvolvimento. Ali no mêsversário de 3 e 6 ela estava nessa mudança e isso implica em chorinhos e necessidade extra de carinhos, inclusive no meio da noite. Acredito que as necessidades emocionais são tão importantes quanto as físicas, por isso me desdobro pra que ela saiba que eu estou e estarei sempre por perto quando ela precisar. Mas confesso que quando acordo algumas vezes de noite, passo o dia meio irritada. Ao mesmo tempo, eu também senti mais saudades dela do que normalmente, então aproveitei esse dengo todo! Mas hoje, quando ela completa 7 meses e apesar de ter dormido mal (já já explico a razão), posso dizer que esse mês foi um grande sucesso!

Acho que esse foi o mês com mais descobertas e novidades! Ou pelo menos, pra quem vê de fora... Afinal, pra chegar nesse ponto de desenvolvimento é preciso muito trabalho interno, muitas vezes invisível até para os mais atentos.

Por onde eu começo? As palavras! Ela está quase dizendo suas primeiras palavras. Tem falado muito papapapapa (mas ainda em momentos aleatórios e não direcionado ao papai, então não conta como primeira palavra!), também conhece o dadada, tatata, vfvfvf (coloquei assim, pois o som é meio tremido, sem vogal mesmo)... Tem também um mãmãmã que ainda não digo que é pra mim, mas é bem quando ela ta chorosa e quer meu colo (talvez mamar?). Ainda não posso classificar como a primeira palavra, mas estou na torcida!! Além disso ela também brinca com a voz. Quando está tremendo (no carrinho, passando por pedras ou quando a gente chacoalha ela), ela solta um ehhhhhh bem longo pra ficar ouvindo a voz tremida. É bem engraçado e lindo! Ela também faz “brrr” como a gente. Pelo menos tenta! É uma quantidade de saliva que ela coloca pra fora tentando imitar... rs


Sinal de dente nascendo

Muita saliva também, e bochecha rosa, e pegação na orelha, e mordendo tudo o que vê na frente, por causa dos dentinhos. São sinais, dizem... Vááááárias pessoas já comentaram isso espontaneamente. Cultura popular, deve ser verdade! Mas eles ainda não sairam. Já vi pontos brancos na gengiva dela, mas eles desapareceram depois que ela cuspiu (brincadeira!). Quer dizer, mais ou menos, pois ela tem golfado muuuito! Mas os pontos brancos continuam lá.


E já provou muitos alimentos: espinafre, batata, cenoura, banana, morango, laranja, mamão, manga, beterraba, batata doce, água de côco, água normal, jerimum, mandioca, mexerica, nectarina, melancia e acho que só. Meu leitinho continua sendo o alimento dela. Definitivamente ela não come sólidos pelos nutrientes (ainda). Só ontem compramos o cadeirão e acredito que vai facilitar. A introdução alimentar está sendo feito inspirada no método BLW. Agora vou poder deixar ela provar e comer por muito mais tempo, sem ter que ficar segurando. Só estou esperando o dia de folga do marido pois prometi que ele estaria aqui na primeira vez. Ela adora “comer”. Faz a maior farra!!

Ajuda a melhorar o controle das mãos. Agora ela agarra objetos e passa de uma mão a outra. Aliás, ela é destra. Mesmo com o brinquedo do lado esquerdo, ela tenta pegar com a mão direita. E com uma precisão impressionante! O desenvolvimento mais fino é difícil de notar. Só percebi, pois o marido notou a diferença na volta da nossa viagem (ficamos 10 dias no Brasil, se quiser ler sobre viagens com bebê, clique aqui -parte 1 - e aqui - parte 2). Além disso, quando ela quer vir comigo levanta os bracinhos na minha direção. Faz muuuuito isso quando está na cama, chorosa e quer que eu pegue. Também estica os bracinhos na minha direção quando está no colo de alguém e eu falo: “vem com a mamãe”. Também faz isso pra ir do meu colo pro colo dos outros.


Olha quem já está engatinhando


A grande novidade é que ela consegue ir a lugares sozinhas!! Num misto de engatinhar, se arrastar... As vezes com a cabeça, as vezes engatinhando certinho mesmo, as vezes tentando ir pra frente e indo pra trás... Ela ainda não consegue chegar necessariamente aonde quer, mas já consegue se mexer. Tem fortalecido os músculos e entende cada vez mais o que deve fazer pra alcançar tal coisa. E foi por isso que acordei tanto nas últimas noites. Como ela não tem berço, sai da cama e vai explorar o quarto. Imagino que de noite, com sono, isso logo cansa e ela quer dormir de novo, mas como não consegue chegar na cama, me chama. Agora é assim, cada vez que chego no quarto dela encontro mais longe do colchão. Diz a vovó que eu ia até o quarto dela assim, quando bebê (eu também não tinha berço). Daqui a pouco minha flor vai estar fazendo a mesma coisa...


Além disso, ela já consegue sair da posição sentada ou deitada de barriga pra baixo para a de engatinhar (e o inverso também). Ainda acontece de cair, quando sentada, mas ela já consegue perceber que vai cair e tenta evitar. As vezes ela consegue evitar mesmo (jogando o corpo na outra direção), as vezes cai mais devagar, as vezes coloca o braço e se empurra de volta pra posição sentada. Também já fica em pé com apoio. Se segurando no sofá, poltrona ou na gente. Mas só por alguns segundos, depois as pernas bambeiam. A gente segura, ela se reestabiliza e fica mais uns segundos. Logo, logo vai estar andando... e mamãe, cada vez mais boba de tanto orgulho!!



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Mas tem que ficar muito boba mesmo com tanta esperteza e fofura! Delicia ler e lembrar de tudo...

    ResponderExcluir