segunda-feira, 10 de abril de 2017

Viajando com bebê - parte 2



Relato da primeira viagem de avião (sapinha com 6 meses)




No post anterior, eu comecei a contar como foi a nossa primeira viagem de avião (se você não leu, clique aqui). Hoje eu continuo a saga! Chegamos no avião, rumo a Brasília e...

O comissário simpatissíssimo diz que eu não preciso correr e se oferece pra levar minha mala de mão até meu lugar. Sim, aquele assento com bercinho! Ufa! Ele me traz um cinto de segurança pra Chloé e explica como colocar. Fala que ela deve estar no meu colo durante a decolagem e pouso, que trará o bercinho assim que o avião estabilizar no ar. A senhora que está do meu lado se apressa em dizer que adora crianças, pra eu pedir se precisar de qualquer coisa.

Lendo no bercinho do avião
 
Sapinha mamou na decolagem e pouso. De novo não pareceu sentir os efeitos da pressão. Enquanto o avião andava no pátio, pouco antes de decolar, ela fez cocô. Bem naquele pior momento que você não pode levantar. Então assim que o sinal de apertar os cintos apagou, já no ar, fui correndo pro banheiro trocar. Quando voltei pro assento o bercinho dela já estava lindamente montado. Coloquei a mantinha dela ali, pra ela não ficar naquelas do avião e deitei ela ali. Ela brincou durante um tempo e começou a querer dormir. Dei a chupeta (quaaaase não dou, só em momentos cruciais), ela virou o rostinho pro lado e dormiu. Bem na hora do almoço!! A comida estava uma delícia (ou eu estava com muuuita fome). Ela dormiu durante uma meia hora. Quando acordou brincou, mamou, fez mais cocô, troquei, passeou pelo avião, ficou deitada no bercinho, sentada no meu colo, em pé no chão apoiada em mim. As pessoas diziam como ela é linda, como é calma!
Sling: o melhor amigo das mães viajantes!



Quando eu ia trocar já ia no banheiro também pra não deixar ela com ninguém (preferia assim). Lá pelas 19h ela mamou uma última vez e dormiu de vez. Com ela dormindo comi um lanchinho, dei uma passeada no avião, jantei, fui ao banheiro, tirei um rápido cochilo e me preparei para o pouso (sling). Ela acordou, dei colo, tiraram o berço. Informaram a temperatura em Brasília: 29 graus! Dei mama durante o pouso e deixei ela só de fraldinha!




No Brasil é tudo uma maravilha! Fila preferencial na polícia federal. Me perguntaram se ela tinha dupla nacionalidade: não. Já sabia que se ela tivesse seria necessária autorização do pai, registrada em cartório, para sair do país. Como meu marido (francês) não viajaria conosco, teríamos que ir até Paris só pra tirar isso. Minha bagagem e carrinho já estavam na esteira. Me ajudaram a colocar a mala de mão no carrinho. Sai empurrando tudo (carrinho, mala despachada, mala de mão, bolsa de troca, bolsa de mão), com sapinha slingando, na maior dificuldade! Mas só até sair no aeroporto, pois a família já nos esperava e ai eram muuuitas mãos ajudando a carregar tudo isso.

Na volta, meu vôo saiu as 00:55! Dinâmica bem diferente. Lá pelas 23h passamos pelo detector de metais. Fui em uma fila preferencial e todos os funcionários me ajudaram. Sapinha dormia no carrinho e perguntei se era mesmo necessário passá-lo no detector de metais. Até que sugeriram inspecionar no olho/mão, mas ela já estava no meu colo para passar comigo e desmontar o carrinho é mega fácil então passou da forma normal mesmo. Me ajudaram a colocar o computador e ipad de volta na mala (nada de tirar os cabos) e rumei para a polícia federal pela preferencial (ela é brasileira? Não).

Foi super rápido e logo já estávamos esperando o embarque. Coloquei o pijaminha nela e fomos para a fila (preferencial). Fomos as primeiras a embarcar! Deixei o carrinho ali e me informaram que o retiraria só em Luxemburgo. Ok, sling tá ai pra isso mesmo! Um funcionário me acompanhou do portão até a porta do avião e um comissário da porta do avião até o assento, carregando minhas malas e as colocou no compartimento destinado. Me entregaram o cinto pra bebê e esperamos a decolagem.

Ela mamou na subida e dormiu. O bercinho logo chegou e só colocaram ele ali na frente. Eu me virei, com bebê dormindo, pra ajeitar mantinhas e deitá-la (ééé... voltamos ao serviço francês). Ela dormiu durante o jantar e depois. Eu também dormi. Ela acordou umas três vezes durante a noite e, assustada sem saber onde estava, ensaiava um choro. Assim que me via/ouvia, parava e voltava a dormir. A única vez que continuou reclamando eu tirei e dei mama, ela dormiu, coloquei de volta no berço e voltei a dormir.

Ela acordou de vez uma ou duas horas antes do café da manhã. Mamou e troquei. Ela brincou um pouco deitada e depois sentada. Quando o café da manhã chegou ela queria colo (!). Tentava sair a todo custo do bercinho pra pegar as coisas da minha bandeija. Comi super rápido enquanto chacoalhava brinquedos diversos para entretê-la. Mas não posso reclamar, ela é um anjo comparada com os 3 outros bebês que eu vi. Inclusive todas as vezes que acordou foi por causa do choro de outros bebês.

Me disseram o tanto que ela era linda, como ela era calma... Dei de mamar, troquei e me preparei para o pouso (sling). Tiraram o bercinho e ela ensaiou mais um choro, dei mama e ela dormiu (logo antes do pouso). Pousamos com ela dormindo no meu colo, tranquila. Coloquei ela no sling, pegamos a fila (não preferencial) para conferir documentos. Eu cheia das coisas e ninguém sugeriu que eu passasse a frente. Esperei como todos. Depois atravessei o aeroporto inteiro pra deixar uns documentos pra minha prima. Gastei mais de uma hora andando pra ir e voltar (!). Quando cheguei no meu portão de embarque, deu tempo de trocar mais um cocô e descansar durante (exatos) 11 minutos.

Nossa, como eu estava cansada! Chamaram o embarque, peguei fila como todos (mais ou menos, dei uma furada e entrei no meio). Pedi ajuda pra tirar uma mantinha pra sapinha. Estava beeem frio lá fora e iríamos andando para o avião. Quando solicitadas, as pessoas ajudam numa boa, mas aqui ninguém vai perguntar se você quer ajuda.

O vôo até Luxemburgo foi rápido. Dei mama na decolagem e pouso. Ela chorou um pouquinho, estávamos bem cansadas. Logo que desembarcamos o moço perguntou se eu queria o carrinho, falei que pegaria na esteira. Melhor que pegar o ônibus com mala de mão no carrinho. Em Luxemburgo, por ser um aeroporto menor (eu acho), os funcionários são muito mais gentis e solicitos. Como eu era a última no saguão, me ajudaram a ir com malas e carrinhos até um banco. “Não me custa, pois não tem ninguém pra atender”, disse a moça.

Uma meia hora depois o papai chegou. O encontro dos dois foi lindo! O olho da minha sapinha brilhava de felicidade! O papai ficou bobo com os muuuitos sorrisos e risos que ela deu. Momento devidamente registrado, no finzinho do vídeo que resume um pouco da nossa viagem:




Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Experiencia positiva essa, que perfeito. E ela com papai no video é emocionante.... e a fralda kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso poder ter registrado esse momento com o papai! Foi muito lindo!

      Excluir