segunda-feira, 19 de junho de 2017

Roupa de menina x Roupa de menino



Por que são tão diferentes?


É menino ou menina?

Homem e mulher são diferentes? Siiiiiim! Mas essas diferenças são em sua maioria socialmente construidas? Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim também! Sim! E sim! Hoje eu li mais um exemplo de como a gente diferencia menino e menina sem nem perceber. Quer dizer, eu li artigo apontando mais uma diferença, uma que eu pelo menos nunca tinha pensado sobre e quero trazer a discussão pra cá também. Vamos falar sobre roupas de meninos e roupas de meninas?

Vamos começar com o básico, entre numa loja qualquer de roupas de bebe e diga que está procurando um pijama pra um bebê de 3 meses, por exemplo. Qual a primeira pergunta? “É menino ou menina?” Sério mesmo que é necessário classificar pijama de bebê nessas duas categorias? Ai você vai olhar... Os de meninos tem cores variadas, vermelho, azul, verde, branco... com desenhos de bichos, números, nuvens, enfim! Já no da menina... Você encontra uma bela seleção de tons de rosa diferentes e branco (com detalhes em rosa, claro), com estampas de coração, bichinhos que passaram rímel (só pode pra terem os cílios desse tamanho), sempre muita docura contrastando com as estampas divertidas propostas pros meninos.

De modo geral, eu achei (e ainda acho) uma dificuldade comprar roupas mais neutras pra minha filha. Quando ela era menorzinha acabava sempre na seção de meninos. Até hoje olho as lojas como um todo e geralmente me agrada mais a seleção pros garotos!

Mas esse ponto da pequena bebailarina acho que todos já devem ter notado. Algo eu eu nunca tinha percebido e agora tem me chocado é o tamanho das roupas pra meninos e meninas. Hoje eu li um artigo sobre uma mãe, Sharon Choski, uma americana que tinha dificuldades pra encontrar roupas pra sua filha de 4 anos, que queria algo simplesmente confortável! Sem frescuras, sem laços, sem rendas e, especialmente, sem gliter. Pior ainda era encontrar shorts que não fossem nem muito apertados, nem muito curtos.

Elas acabavam comprando na seção de meninos, mas as roupas de meninos também não caiam muito bem. O corte acaba sendo mais comprido, mais largo... Dai ela fez uma pesquisa em grandes lojas americanas e começou a realmente comparar as roupas e olha só o que ela constatou:

Diferença de tamanha em roupas de meninas e de meninos

Pra crianças do mesmo tamanho e idade, as blusas de meninas tem mangas, em média, 36% mais curtas que as de meninos. Os shorts, então, tem 1/3 do tamanho do dos meninos! E isso não tem nenhuma relação com o tamanho real de meninos e meninas, até por que entre 8 e 12 anos, de modo geral meninas são maiores que meninos, porém as roupas...

Essa mãe lançou sua própria linha de roupas, em 2013, que pode ser acessada nesse link aqui: Girls Will Be. De lá pra cá ela observou o esforço das grandes marcas em propor algo que fosse além da temática princesa pras meninas. Já a questão do tamanho...

Linha de roupas Girls Will Be no meio

E ai eu faço a reflexão (e queria a opinião sincera de outros pra saber se não estou exagerando). Não seria essa diferença ligada a uma sexualização precoce das meninas?

E agora quem tem coragem de dizer que muuuitas as diferenças entre meninos e meninas não são (em maioria) influenciadas pela sociedade? 

Como esse fator “bobo”, pouco notado, é vivido pelas nossas meninas e meninos? 

E se quando a menina (mulher) estiver de short curto e sofrer uma agressão (um assobio na rua, um comentário inapropriado), vão dizer que ela usa roupa assim porque quer?

Não tenho respostas, ainda estou digerindo a informação... Por isso jogo a bola pra quem está lendo. O que você acha?? O que podemos fazer sobre isso?

*****

- O artigo que me inspirou a escrever esse post pode ser lido aqui (em francês).

- A loja dela pode ser acessada aqui (em inglês).
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Boa pesquisa e texto para refletir... não sei se a "diferença é construída"... vejo mais como uma forma de influenciar desde a infância para o que a sociedade taxa como "certo ou errado", "dentro ou fora dos padrões" (determinados por essa "sociedade")... tb creio que contribua para que a pessoa reflita mais do q o necessário antes de se aceitar como é (o que deveria ser natural) principalmente quando se é diferente do imposto pela sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o que você chama de influência / certo e errado / padrões, etc... é parte da diferença socialmente construida (pelo menos no meu entender)! Porque é claro que existem diferenças, mas muitas delas são o que a sociedade diz ser "coisa de menina" e "coisa de menino".
      Concordo que temos que buscar nos aceitar como somos e não tentar se encaixar nesses moldes pré-estabelecidos...

      Excluir