segunda-feira, 1 de maio de 2017

8 meses se passaram



Feliz mêsversário, meu amor! 


Que você continue sorrindo lindamente, pois mamãe só quer te ver feliz!


Lindinha



Este mês eu escrevo do quartinho dela, enquanto ela explora cada cantinho e me lança um olhar, seguido de um sorriso, um tchauzinho ou um brrr (motorzinho com a boca). Rapidinho ela engatinha até mim, segura nas minhas pernas e se levanta sozinha. Dá uns passinhos apoiada, fala algumas palavras olhando pra mim, me da uns beliscões, uns beijos e fala mais algumas palavras. Quer minha atenção, é um dengo com essa mamãe. Fala mais alto. Está tão empolgada que quando fala da uns saltinhos. Emenda uma palavra na outra (das, again, brr...), sempre me olhando e esperando minha resposta.

Pronto. Coloquei ela sentada, com seu cubo de atividades. Achei que fosse ter uns minutos pra escrever, mas já está de volta escalando minhas pernas. Agora em pé.

Continuo hoje o post que comecei ontem. Sapinha está na sala, engatinhou pra perto de mim enquanto eu arrumava a cozinha (temos sala e cozinha em um só espaço). Agora que terminei vim para o quarto dela. Ela me vê de lá e grita me chamando. Eu olho para ela e dou tchauzinho. Ela responde com um tachuzinho e fica mais calma. É a tal da ansiedade de separação, ela tem que me ver, estar perto de mim o tempo todo! Lá vem ela engatinhando. Para, senta, brinca com seus brinquedos espalhados pelo chão da sala. Volta a engatinhar, entra no quarto, faz brrrrr pra mim, eu faço de volta. Ela sorri e volta a engatinhar. Chegou até mim e escala minhas pernas para ficar em pé.

Essa é minha flor com 8 meses, em plena atividade! Engatinha facilmente, se apoia nas coisas para se levantar, passa da posição de engatinhar a sentada, da sentada a engatinhar. Pega tudo o que vê pelo caminho e coloca na boca. Gosta de brinquedos que fazem barulho e se interessa muuuito pelas nossas mãos. Adora a música das marionetes:

Ainsi font, font, font
Les petites marionnettes
Ainsi font, font, font
Trois petits tours et puis s’en vont


Diz “again” depois de escutar essa música. Mas acho que está mais ligado ao movimento da mão que a dizer “de novo”. É que essa música é acompanhada de mímicas com as mãos. Ela tem dito “again” também fora desse contexto, acho que para que a gente balance a mão no tchauzinho. Ela balança a mão de volta, mas não associa isso a chegada ou partida das pessoas. Da mesma forma que imita a gente, adora quando a gente imita ela. Seja o tchauzinho ou uns bons gritos, ela sempre abre um sorriso quando a gente imita o que ela faz/diz.

Ainda não tem dente algum. Diz uma amiga que é porque ela já engatinha. O crescimento dos dentes, a fala, o engatinhar... tudo isso demanda energia e o corpo se focaliza
692*
+
(mensagem dela, que chegou mais rápido que imaginado)

Continuando.... o corpo se focaliza em algumas poucas coisas por vez pra conseguir se desenvolver e os dentes ainda não são prioridades. Isso segundo essa minha amiga. Eu sei que é verdade entre o andar e falar, mas que os dentes entram na mesma equação... Bom, de qualquer forma, ela ainda não tem dente. Mas come de tudo, mastiga, cospe, engole... no ritmo dela e de acordo com as vontades do momento.

E ta um grudinho comigo. Queria poder filmar enquanto escrevo. Com um macaco pendurado nas minhas costas, pulando, escalando, sentando, escalando, beliscando, beijando, gritando, puxando meus cabelos... escrevo com uma mão, enquanto protejo com a outra... e assim continuamos e num piscar de olhos chegarem ao 9 mês...



Comentários
2 Comentários

2 comentários: